Topics

Arquivo

Voltar para a lista de blogs

Tópicos / postagens anteriores

Email marketing: Uma conversa. Não uma propaganda.

AlphaPortugal Alphagraphics278 {Crie uma conversa e não uma propaganda O email é um dos canais mais influentes da comunicação digital e pode colocar o seu negócio à frente da concorrência, de maneira significativa. Um recente estudo de email marketing (em inglês) mostrou que:
  • 77% dos consumidores preferem receber promoções via email
  • 63% das empresas questionadas citam emails como um canal que oferece o melhor ROI
  • 68% das pequenas empresas participantes listaram o email como seu canal de marketing preferido
Não importa se você está aperfeiçoando sua estratégia de email marketing ou iniciando o processo de uma. Seja qual for o seu estágio, é importante assegurar que seus emails sejam relevantes, direcionados e interativos.

Relevância Algumas pessoas acreditam que uma vez que as pessoas se inscrevem em alguma lista de email, elas sempre terão tempo para ler tudo o que receberem, correto? Isto não é verdade, especialmente se os emails não estiverem personalizados nem tiverem relevância. Personalizar um email é mais do que inserir um nome na linha do título. Conheça três formas de melhor personalizar seus emails:

  • Permita que o assinante escolha com que frequência deseja receber os emails
  • Pergunte ao assinante se o email é relevante para ele
  • Forneça conteúdo com base no comportamento de navegação dos assinantes
Uma vez habilitadas a frequência e o conteúdo pelos próprios assinantes, eles terão expectativas mais altas para receber os seus emails. E mais, quando o conteúdo do email tiver itens nos quais eles já tiverem navegado, o conteúdo se torna ainda mais relevante. Isto irá aumentar as taxas de abertura de seus emails. Direcionamento A efetividade de seus emails depende do conhecimento que você tem sobre o público-alvo. Quanto você sabe sobre suas preferência e hábito? TESTE, TESTE, TESTE! Por exemplo, a hora em que seus clientes recebem seus emails pode aumentar de forma significativa seu sucesso. Em experiências anteriores, descobrimos que mudar a hora de envio do email em apenas uma hora aumentou a conversão em 2%! Compreenda melhor os seus clientes testando tudo, como por exemplo:
  • Linha de assunto (tamanho/letras maiúsculas/nome do cliente)
  • Layout (mais imagens vs. mais texto)
  • Mensagem/redação (uso de palavras como grátis, gratuito, promoção, etc.)
Lembre-se: só porque você testou algo “ontem”, não quer dizer que hoje os resultados serão os mesmos. Teste novamente! Interação As pessoas não querem simplesmente receber mensagens, elas querem se engajar! O email deixou de ser uma carta ou postal digital e passou a ser um hub de informação que direciona as pessoas a diferentes destinos. A última coisa que o cliente quer fazer é procurar uma informação dentro do email, depois abrir uma nova janela, depois digitar a URL (ou copiar e colar), e depois navegar no site para o destino mencionado no email. Não! As pessoas querem clicar na imagem ou no link e pronto. Por esta razão, você vai querer integrar seus emails com todos os outros canais de comunicação: com o website, com seus perfis de mídias sociais, com seu blog. Você deve pensar no seu email como um mini site que você está enviando para um cliente. Lembre-se que não basta o seu email ser bom, a landing page também deve ser tão atrativa quanto ele. Então, crie landing pages que expandam o conteúdo do seu email e inspirem mais engajamento. Utilize URLs personalizadas (PURLs), para criar experiência de exclusividade ao cliente. Seu objetivo deve ser o de ter um email “clicável” - que inspire engajamento através de imagens e outras formas de conteúdo.} {"Embora cada empresa tenha diferentes públicos e mercados-alvo, a estratégia de email marketing deve sempre ser construída sobre a mesma base - criação de conversas direcionadas, relevantes e interativas”} {Evite os percalços Confira algumas dicas do que deve ser evitado: Mantenha a simplicidade: As pessoas tendem a levar de 3 a 5 segundos para optar se deletarão a mensagem ou se a lerão. Evite emails muito longos e assegure-se que sua mensagem principal não esteja perdida em pilhas de conteúdo. A mensagem principal deve ser passada instantaneamente. Mensagens de feriados e datas comemorativas: Feriados e datas comemorativas oferecem uma grande oportunidade de marketing. Mas pense bem antes de escolher o feriado ou data comemorativa, para evitar desconfortos ou até ofensas. Por exemplo, Dia de Finados. Links quebrados: Links quebrados podem arruinar as oportunidades de conversão e também a credibilidade. Cheque duas vezes. Email teste: É muito importante enviar um email teste para você mesmo ou pessoas da equipe, bem como para provedores como Yahoo, Gmail, Hotmail, para verificar como os emails serão entregues. Taxa de rejeição (Bounce rate): Monitore as taxas de rejeição para tentar diminuí-la continuamente. Quando suas taxas de rejeição são constantemente altas, os provedores de emails podem colocar você em black lists. Mensuração Indicadores chave de performande (KPI - Key Performance Indicators) servem para medir diferentes variáveis nas suas campanhas de email. Taxa de abertura (Open Rate): (número de pessoas que abriram seu email sobre o total de emails enviados) Esta métrica ajuda você a entender a eficiência do assunto/tema e a credibilidade da sua marca para o seu público. Taxa de cliques (Click Rates): (número de cliques únicos sobre o tota de abertura) Esta métrica ajuda a obter um indicador de quão envolvente e relevante seus emails são para o seu público. Taxa de conversão (Conversion Rate): (número de pessoas que se tornam clientes sobre os emails enviados ou abertos) Afinal, sua expectativa sempre será a de que os prospects se transformem em clientes. Receita por email (Revenue-per-mail): (Receita total pelo número de emails enviados) Esta métrica ajuda a indicar a receita que cada email traz potencialmente. Lucro por email (Profit-per-mail): (Lucro total pelo número de emails enviados) Esta métrica ajuda a indicar quanto de lucro cada email traz potencialmente. Tanto a receita por email quanto o lucro por email ajuda você a determinar quão efetiva sua estratégia de email é para o ser negócio. Dependendo da natureza da sua campanha, uma KPI pode ser bem alta em alguma categoria e muito baixa em outras. É importante estabelecer os objetivos da campanha e depois escolher algumas KPIs para medir o sucesso no estabelecimento destes objetivos. FONTE: AlphaGraphics Inc. Texto original: Ryan White Tradução: Aline Macedo Texto em inglês pode ser encontrado aqui.}

Voltar para a lista de blogs

Contato
Horas
Conecte-se conosco
Copyright © 2023 AlphaGraphics Prinshops do Brasil. Todos os direitos reservados.
Avenida das Nações Unidas, 12901 - Loja 147 E - Brooklin, São Paulo, Sao Paulo 04578-000 BR
Perto