Neste artigo recentemente publicado no site de conteúdo Mashable, teremos algumas dicas estratégicas de uso de cupons de descontos para o seu negócio.
Os cupons online parecem uma forma simples e direta de incrementar conversões, mas este não é necessariamente o caso.Descontos do tipo “rock-bottom” ou, na tradução livre “fundo do poço” (Como o Groupon, por exemplo), podem, na verdade, ter um efeito negativo num negócio de web ainda florescente.
Um grupo formado por vários empreendedores de sucesso compartilha as estratégias que realmente tem funcionado. Veja o que eles tem dito:
1. Estratégias de redirecionamento e abandono de carrinho
Cupons de desconto são essenciais para iniciativas de e-commerce dentro de um mercado competitivo. Os empresários podem usar sabiamente cupons em suas estratégias de marketing redirecionando clientes através de banners ou enviando emails para clientes que abandonam o carrinho, atraindo-os de volta para o site. Não obstante, se você deseja construir um negócio sustentável, nunca faça com que descontos em produtos seja sua única proposta de valor. – Pablo Palatnik, ShadesDaddy.com
2. Distribua através de parceiros
Eis a forma como usamos cupons e descontos especiais com grandes resultados em nosso negócio: nós fornecemos aos nossos parceiros ofertas com descontos especiais que eles podem distribuir a seus parceiros. Nós definimos um prazo baseado em data ou em limite de quantidade. E nós também fornecemos comissões de vendas aos parceiros, assim eles podem ter um incentivo extra para promover as ofertas. – Pete Kennedy, Main Street ROI.
3. Rastreie e meça ROI
Cupons de desconto são uma excelente forma de rastrear e medir o ROI das suas campanhas e ações. Basta usar um código diferente em cada canal (Exemplo: Google X Bing X Facebook) para que você possa ver exatamente quanto de vendas cada campanha gerou. Com apenas um pouco de trabalho técnico, você pode também usar cupons para rastrear – até o nível de palavras chave de suas campanhas de busca – o que é crucial para otimização. – Phil Frost, Main Street ROI
4. Recompense os fãs leais do Facebook
Na sua fan page do Facebook, você pode oferecer cupons e descontos para seus fãs através da própria página, ou você pode optar pelo uso de aplicativos terceirizados. Ao invés de simplesmente oferecer cupons para cada pessoa, eu penso que é mais elegante recompensar os seus fãs mais fiéis, assim como faz uma empresa chamada Earthegy. A empresa de joias e pedras preciosas oferece descontos e promoções apenas para os maiores fãs, os quais são determinados por um aplicativo específico. – Natalie MacNeil, She Takes on the World
5. Localize fontes de receita em eventos
Cupons de desconto são ótimos para acompanhar qual canal de venda tem a melhor performance para sua empresa. Para os eventos que chamamos de “Entrepreneur Unpluggd”, nós damos aos nossos parceiros de marketing um código de desconto exclusivo, para distribuição. Dessa forma, podemos ver a quais canais se concentra a maioria de vendas e focamos na otimização destes canais. – Tim Jahn. Matchist. Ao invés de usar cupons de desconto para simplesmente estimular vendas, empresários experientes tem encontrado maneiras de alavancar descontos atrelados a rastreamento de clientes, construir relacionamento com afiliados e muito mais.
6. Incentive Ação
Use cupons de desconto para fazer ofertas para primeiros compradores. Isso cria escassez, então mais pessoas tomam a ação rapidamente e se adiantam na tomada de decisão pela compra. Um componente de escassez pode levar as pessoas que estão “em cima do muro” a darem um salto. – DC Fawcett, Paramount Digital Publishing
7. Personalizar e Aprender
Muitos negócios cometem o erro de usar cupons apenas para incrementar conversões. A oportunidade maior, no entanto, está em utilizá-los para aprender mais sobre o comportamento de seus clientes em toda a trajetória. Crie códigos únicos para serem usados em diversos canais, e crie códigos customizados para parceiros, para depois testar diferentes formatos de desconto para maximizar as conversões baseado em dados reais. – Anderson Schoenrock, ScanDigital
8. Use cupons de desconto em um Mercado saturado
O problema com cupons de desconto é que mergulhamos em um jogo de competição por preço. Isto pode não ser uma boa estratégia para prestadores de serviços ou para negócios cujo único produto é distribuído somente em seu próprio site. Contudo, cupons de desconto podem ser muito úteis para varejistas que competem com outros sites vendendo os mesmos itens. Um desconto extra de 10% pode fazer com que o usuário escolha o seu site ao invés do seu concorrente. – Laura Roeder, LKR
9. Cupons de desconto ajudam a fechar vendas
Os consumidores de hoje em dia são programados para encontrar bons negócios, então, cupons de desconto são itens primordiais para qualquer negócio online. Nossas melhores conversões por cupons são proeminentes de uma guia denominada “cupom” situado ao lado esquerdo da página inicial do nosso site. Quando clicada, uma caixa para formulário de inscrição aparece. Os clientes podem submeter suas informações. Pouco tempo depois, eles recebem um código de cupom de desconto no email. – Anthony Saladino, Kitchen Cabinet Kings
10. Peça e será atendido
No final do ano passado, tivemos atletas profissionais retuitando cupons de desconto para seus seguidores. Cumulativamente, nossos descontos tiveram um potencial de alcance de 2 milhões de usuários do Twitter.
11. Realize atos de bondade
Dê a seus colaboradores uma quantidade variada de códigos de descontos e deixe-os surpreender os clientes. Você pode ensiná-los a dizer: “Nós gostamos tanto do seu negócio que queremos presentear você com R$ 50,00 de desconto nas sua próxima compra. Obrigada por ser um super cliente!” Atos de bondade como este ajudam na construção de fidelidade com a marca. – Robert Sofia, Platuinum Advidor Strategies, LLC
12. Considere o custo de aquisição do cliente
Nunca ofereça ofertas com cupons de descontos a menos que você entenda perfeitamente a unidade econômica do seu negócio. Eu já vi amigos sufocados por conta de negócios com sites de venda – não porque os sites sejam ruins, mas porque o negócio em si não entende a sua unidade de negócio. Antes de oferecer qualquer tipo de desconto, conheça o ciclo de vida do cliente (CLV – Customer Lifetime Value) - Sunil Rajaraman, Scripted.com
13. Colabore com os afiliados
Quer encorajar que seus afiliados a “levantar sua bandeira”? Dê a eles cupons de descontos que eles possam distribuir para seu próprio público. Quando estes cupons são resgatados, fica mais fácil rastrear as vendas dos afiliados. No final, os usuários usam descontos, seus afiliados ganham comissões e você ganha novos clientes. – Sean Ogle, Location 180, LLC
Por: Scott Gerber, fundador do Young Entrepreneur Council, uma organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo. A YEC lançou, recentemente, o #StartupLab, um programa de orientação, virtual e gratuito, que ajuda milhões de empreendedores a aumentar seus negócios, através de conversas on line por vídeo.
Fonte: mashable.com -
http://mashable.com/2013/01/21/online-coupons-business/